sexta-feira, 21 de maio de 2010

O problema do sofrimento...




As vezes as pessoas escolhem como querem viver e as vezes elas acabam com a vida escolhendo seus caminhos, as vezes por que vêem o destino ou algo como se uma grande mão os guiasse por essa terra de lágrimas, e isso acredito ser a vontade de Deus e a sua luta contra o inimigo nos desviando do caminho real e feliz.
E engraçado a vida no fundo é isso viver feliz entre momentos de grandes dores e grande no meio disso enorme felicidade. Esse é o processo de se viver, se vivêssemos em felicidade constante aqui seria o paraíso a terra prometida e por isso acredito que a aceitação da vida imperfeita e de pessoas são humanas e que erram, (E todos tem o direito de errar nesse mundo) e na verdade a grande mensagem de Deus nas palavras de Jesus e em todos os profetas antes dele que prepararam a sua vinda e o parafrasearam após sua existência e é no fundo o AMOR.
Então é muito difícil olhar com perdão a quem nos fez mal de alguma forma é muito pior fazer isso a quem amamos e nos fazem mal, por que deles não esperamos o mal e por isso esse tipo de mal no mínimo nos assusta e não conseguimos enxergar o perdão apenas sentimos a dor e culpamos.
Mas no fundo esquecemos que tudo no mundo é ação e reação, que se vem o mal para nós é por que possivelmente o atraímos para nos mesmos ou o deixamos que ele venha para nós e o aceitamos de alguma forma, pois é mais fácil odiar aos outros por que somos egoístas e é quase impossível uma pessoa sã odiar a si mesmo e aos atos errados que comete.
Mas sim ai passamos a odiar quem amamos, por que o odio é o inverso do amor é a unica conversão possível fora a do nada que vem com o tempo, então transformamos o amor em ódio, e isso sim é anti-cristão por que cristo disse não ter vindo para contrariar nem somar apenas para formar a nova aliança entre homem e Deus e ele mesmo apenas deixou um novo mandamento apenas, "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." Jo 13:34 .
Bom a dor é a ferramenta que Deus usa para nos ensinar a ser pessoas melhores, e sim eu acredito que Deus usa da dor como martelo que molda a escultura, e as pessoas que não tem fé no nosso Deus tendem a não entender isso, ao mesmo tempo comecei a entender o mal que quem nos ama nos faz, quase sempre o faz por que como em sua própria natureza é humano e não divino, mas isso gera a grande distorção por que o amor é divino, por isso amamos a Deus mas amar ao próximo é quase impossível pois as pessoas são humanas e como tal erram.
Porem Deus de alguma forma por nos saber humanos e saber que apenas aprendemos através da dor em nossas vidas, como a criança que só para de colocar a mão no forno depois que realmente se queima, Deus nos deixa queimar as vezes para que aprendamos a não colocar a mão nos fornos da vida, então Deus que nos ama as vezes tem de nos deixar sofrer e até usar disso para que aprendamos na vida a não brincar com o fornos, por que dizer apenas "não faz isso meu filho...", não funciona com crianças teimosas.
E no fundo é isso que somos crianças teimosas, por que criança alguma reconhece o próprio erro e se corrige e assume o castigo, crianças são egoístas, querem tudo e se esquecem de dar amor aos pais por exemplo, aos irmãos e no dia em que os perdem aprendem que erraram o pior dos erros não amaram os que realmente os amam, E quase como sempre só descobrem quando perdem.
Imagine se pudéssemos saber que perderíamos alguém que amamos, o que faríamos...?
Infelizmente isso não acontece, e por isso erramos deixamos para lá coisas e pessoas que eram importantes e só percebemos o que perdemos quando é tarde demais.

Bom será que realmente estamos nos corrigindo e aceitando a vontade Deus me nossa vida...?

Eu vou começar a buscar isso. E até aprender a ser o homem que Deus espera de mim, eu não pretendo fazer mais mal a ninguém (principalmente as pessoas que amo), a não ser a mim mesmo, fazendo a unica coisa que realmente temo, lidar comigo mesmo e a a aceitação da Dor que fiz viver quem amei em minha vida.

Bem uma ótima obra cristã nos ensina isso é "O problema do sofrimento" de C. S. Lewis (1940) e os livros escritos hoje em dia com a mesma linguagem como o A Cabana, eles apenas nos mostram que infelizmente somos crianças mimadas e egoístas e infelizmente Deus acaba tendo de nos deixar aprender queimando a mão no forno.

Recomendação de leitura:


O problema do sofrimento
(C. S. Lewis)

Em O problema do sofrimento, o maior pensador cristão de nosso tempo trouxe à luz a complicada discussão sobre um dos temas mais difíceis do cristianismo - o sofrimento. Nos tempos de aflição, muitas são as perguntas que angustiam as pessoas em todo o mundo:

  • Por que sofremos?
  • Se Deus é bom e todo-poderoso, por que permite que suas criaturas sofram?
  • A aflição faz parte do plano divino para nosso aperfeiçoamento ou é simplesmente um capricho dele?



A leitura deste clássico ajudará você a manter uma postura adequada nos momentos de dor. A riqueza verdadeira dos filhos de Deus está em outro mundo e o único tesouro real é a presença inefável de Cristo.

Um comentário: